1892

Foi em 4 de julho de 1892 que a história de sucesso da "Tonwarenfabrik LAUFEN" começou com a produção de tijolos e clinkers. A empresa foi fundada por três homens: Albert Borer, Johann Spillmann e Joseph Gerster-Roth.

1898

A procura de faiança aumenta para um volume que torna necessária a construção de uma segunda fábrica em LAUFEN. A fábrica, que começou a produzir em 1898, era utilizada principalmente para a produção de telhas e tijolos, bem como de tubos de drenagem.

1905

No local é instalada uma cantina, onde são oferecidas refeições de qualidade para os trabalhadores a 40 cêntimos.

1924

A aquisição da Aktienziegelei Allschwil, a unidade de produção de chaminés Allschwil e a fábrica de tijolos Tranzer teve um "impacto positivo em todas as fábricas de tijolos do vale de LAUFEN".

Como resultado, é inaugurado um terceiro forno. No mesmo ano, o capital social da "Tonwarenfabrik LAUFEN" é aumentado para 1 milhão de francos suíços.

1925

Sob a direção de Guido Gerster, CEO e membro do conselho fiscal da Tonwarenfabrik LAUFEN, é criada em 26 de novembro a "Aktiengesellschaft für keramische Industrie LAUFEN". Começa a ser utilizada a argila refratária, que permite à empresa produzir lavatórios e pias.

1931-1933

É lançado um material inovador tipo porcelana sob o nome de marca KILVIT. O KILVIT é muito mais resistente que a argila refratária e as peças saem completamente brancas e densas.

1934

É construída uma fábrica para produzir azulejos a partir de grés. Assim, a "AG für keramische Industrie" tornou-se o primeiro fabricante de azulejos na Suíça, servindo o setor de construção nacional durante os anos da guerra.

1938

A produção de azulejos é seguida da produção de ladrilhos. É construída uma segunda fábrica em LAUFEN para produzir ladrilhos a partir de grés. Num ambiente empresarial difícil são criados novos empregos.

1949

Após a II Guerra Mundial, os Caminhos de Ferro Federais da Suíça, SBB, focam-se na eletrificação da vasta rede ferroviária nacional. A LAUFEN responde com a produção de cerâmica eletrotécnica, principalmente isolantes, e torna-se um importante fornecedor dos SBB.

1952

Num curto espaço de tempo, é construída uma nova fábrica em Campo Largo, na região de Curitiba, pela "AG für keramische Industrie LAUFEN" para fabricar também azulejos e ladrilhos no Brasil. A empresa foi matriculada com o nome de INCEPA S.A.

1967

A LAUFEN adquire a OESPAG (Österreichische Sanitär-Keramik und Porzellanindustrie AG), sediada em Viena, com as suas duas fábricas austríacas em Gmunden e Wilhelmsburg.

1970

A "Keramik Holding AG LAUFEN" é fundada em sequência da reestruturação organizacional necessária para orientar com sucesso os 4000 empregados nas várias localizações na Suíça, Áustria, Alemanha, Espanha e Brasil.

1971

O desenvolvimento gradual da empresa torna necessária uma nova sede. O arquiteto incumbido do projeto é Giuseppe Gerster, neto de Joseph Gerster, um dos antigos fundadores da empresa.

1973

"No dia 3 de agosto, um sábado, pouco depois das 15 horas, um incêndio deflagrou na fábrica de ladrilhos da Tonwarenfabrik LAUFEN AG. Teve origem no queimador de óleo no forno I. Apesar da rápida intervenção com os extintores, o incêndio propagou-se, causando extensos danos à fábrica" [Excerto de notícia]

1982

A moldagem por injeção de produtos cerâmicos, desenvolvida pela Keramik LAUFEN ao longo dos anos, é revelada ao público pela primeira vez em outubro de 1982. Um processo que estabelece novos padrões para o setor da louça sanitária, permitiu à LAUFEN primeiro aumentar significativamente as suas capacidades, a sua eficiência, bem como a sua gama de produtos.

1986

Emissão de 140.000 certificados de ações a 650 SFr cada um.

1990

A LAUFEN aposta cada vez mais no design. A Porsche Design é a primeira empresa de renome internacional a ser consultada.

1997

Entre 1992 e 1997, a empresa realiza novas aquisições e empreende a reestruturação do grupo, que já era necessária há muitos anos.

1999

A LAUFEN passa a fazer parte do grupo ROCA, pertencendo assim a uma das maiores e mais influentes empresas da indústria de artigos de casa de banho e louça sanitária.

2002

Em 2002, a LAUFEN lançou "Tam-Tam", o primeiro lavatório de pé do mundo, fundido numa só peça. O lavatório pertence à linha de design ILBAGNOALESSI One de Stefano Giovannoni.

2009

O Fórum LAUFEN abre as portas. Adicionalmente, a sede e as instalações de produção da Similor são transferidas para LAUFEN. Este foi o último passo na criação do centro suíço de competência para em conceitos de casas de banho na LAUFEN.

2013

Com a inovação de "SaphirKeramik" a LAUFEN apresenta uma novidade revolucionária a nível mundial e estabelece uma tendência nova para o design de casas de banho.

2017

A Keramik LAUFEN celebra o seu 125.º aniversário.