Normas de certificação de edifícios verdes

LEED

O Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) é o sistema de classificação de edifícios ecológicos mais utilizado no mundo. A certificação LEED fornece uma estrutura para edifícios verdes saudáveis, altamente eficientes e económicos, que oferecem benefícios ambientais, sociais e de governação. A certificação LEED é um símbolo globalmente reconhecido de sucesso em termos de sustentabilidade e é apoiada por todo um sector de organizações e indivíduos empenhados em preparar o caminho para a transformação do mercado.

BREEAM

Desde 1990, as normas BREEAM, certificadas por terceiros, têm ajudado a melhorar o desempenho dos activos em todas as fases, desde a conceção à construção, passando pela utilização e renovação. Milhões de edifícios em todo o mundo estão registados na abordagem holística do BREEAM para atingir os objectivos de governação ambiental e social (ESG), saúde e net zero. O BREEAM apoia soluções para reduzir as emissões de carbono para zero, melhorar o desempenho ao longo da vida útil, gerir os impactos sociais e na saúde, promover a circularidade, a resiliência, a biodiversidade, apoiar a divulgação de informações e a elaboração de relatórios.

DGNB

O Conselho Alemão para a Construção Sustentável (DGNB) adopta uma abordagem holística da sustentabilidade, avaliando os edifícios com base em aspectos ecológicos, económicos, socioculturais e funcionais. Centra-se em todo o ciclo de vida de um edifício, promovendo a eficiência dos recursos, o conforto do utilizador e o valor a longo prazo, com uma forte ênfase em critérios baseados no desempenho e em resultados mensuráveis.

Verde

O VERDE é um instrumento de avaliação para a certificação da sustentabilidade dos edifícios. Incorpora uma metodologia para avaliar a sustentabilidade de um edifício em relação a vários elementos. É responsável por avaliar a Análise do Ciclo de Vida de um edifício e os seus aspectos ambientais, sociais e económicos através de indicadores que medem o impacto nos aspectos relacionados com a sustentabilidade. A metodologia VERDE baseia-se no quadro Level(s) e no Regulamento Europeu de Taxonomia.


Entre as contribuições ambientais dos produtos LAUFEN, destacam-se os seguintes aspectos, partilhados pelas normas de certificação:

 

Agua Eficiência e gestão da água
Materiais Aprovisionamento de matérias-primas, conteúdo reciclado, carbono incorporado, informações ambientais verificadas, ingredientes materiais, gestão de resíduos.
Energia Carbono e energia incorporados
Qualidade do ambiente interior Materiais de baixa emissão
Inovação Produtos e processos de ponta

Ao implementar estratégias inteligentes de poupança de água e energia, os produtos LAUFEN ajudam a cumprir os requisitos de eficiência hídrica estabelecidos pelas certificações LEED, BREEAM e VERDE. As nossas soluções para casas de banho apresentam atributos-chave que contribuem diretamente para os padrões de construção sustentável, garantindo um desempenho eficiente em termos de recursos sem comprometer o design ou o conforto.

 

Sanitas com descarga dupla Mecanismos de descarga duplos com vários níveis de poupança
Urinóis de baixo consumo Urinóis de baixo consumo com uma vasta gama de opções de poupança em válvulas de descarga e acessórios
Tipos de torneiras Poupança de água, através de opções de torneiras monocomando, de controlo eletrónico e de fecho automático, com arejadores e limitadores de caudal integrados
Limitadores de caudal de água Poupança de energia através de um limitador de caudal de água em torneiras termostáticas
Reutilização da água Integração de sistemas para a reutilização de águas cinzentas e compatibilidade com águas salinas